É possível evitar o pé de atleta?

O conhecido popularmente como pé de atleta, cujo nome médico é a tinha podal, é uma infeção produzida por fungos. Apesar de ser nos pés onde mais se costuma manifestar, pode estender-se às unhas ou inclusive a outras partes do corpo, sobretudo quando se toca a zona afetada e depois outras partes do corpo.

As condições que se dão dentro do sapato fechado, tais como a humidade, a temperatura, a escuridão e a falta de arejamento favorecem a sua proliferação.

O contágio é habitual em ambientes húmidos e quentes, tais como piscinas, duches, vestuários, etc., e normalmente produz-se ao pisar o chão com os pés descalços. Estes espaços, muito frequentados pelos desportistas, fizeram com que ficasse conhecido popularmente pelo nome de pé de atleta.

Deve saber que este tipo de fungos é muito fácil de contrair se se entra em contacto com uma superfície que esteja infetada, e é bastante difícil de eliminar. Por isso, deve tomar uma série de medidas para evitar o seu contágio e a sua proliferação.

Damos-lhe 6 conselhos para evitar o aparecimento do pé de atleta:

  • Nas épocas de calor utilize calçado aberto para assegurar um bom arejamento. Durante o resto do ano utilize um calçado que permita uma transpiração ótima. Tente evitar o calçado que esteja coberto de plásticos ou feito com outros materiais sintéticos.
  • Seque muito bem os seus pés ao sair do banho. Preste uma atenção especial a secá-los entre os dedos, pois aqui acumula-se humidade, o que facilita o aparecimento do pé de atleta.
  • Não partilhe a mesma toalha ou o mesmo calçado.
  • Mude diariamente as meias. Desta forma, certifica-se que os seus pés estão secos e não se acumula transpiração. No caso de transpirar muito dos pés, é recomendável mudar de meias, inclusive mais de uma vez por dia. Também pode usar pós absorventes dentro do sapato para absorverem o excesso de humidade.
  • Utilize sempre chinelos quando caminhe nas piscinas ou nos vestuários públicos, pois são lugares onde pode ser muito fácil entrar em contacto com o fungo e contagiar-se.
  • Desinfete periodicamente o seu calçado. A melhor forma de manter afastado este tipo de fungos é evitar que proliferem. Para isso, o Aerossol Desinfetante de Calçado Sanytol converter-se-á na solução definitiva. A sua utilização é exclusiva para a parte interior do calçado. Só tem que o pulverizar dentro do calçado, deixando-o atuar durante uns minutos até que seque. Assim, terminará com 99,9% de bactérias e fungos. Além disso, ao eliminar as bactérias acabará também com os maus odores.

Esta série de conselhos vai ser-lhe útil para evitar o pé de atleta. De qualquer forma, no caso de notar o aparecimento deste nos seus pés, é sempre recomendável que vá ao médico para que este o possa ajudar a acabar com a presença deste fungo e evitar que o problema seja maior.