Como limpar os filtros do ar condicionado?

Se tiver um aparelho de ar condicionado em casa, nalguma ocasião terá notado que o ar que desprende vem acompanhado de mau cheiro.

Uma das razões do aparecimento destes cheiros é a sujidade acumulada nos filtros. Para eliminar e prevenir o mau cheiro, não só é preciso limpar os filtros do ar condicionado, mas também desinfetá-los para acabar com as bactérias que provocam estes maus cheiros e que podem provocar alergias e doenças respiratórias. Além disso, com esta desinfeção também evitará possíveis avarias no aparelho e diminuirá o consumo energético.

5 passos simples para limpar e desinfetar os filtros do ar condicionado:

1. Em primeiro lugar, desmonte os filtros e enxague-os em água morna, esfregando-os suavemente para conseguir assim que se desprenda melhor a sujidade mais resistente que se adere mais à superfície dos filtros. Se mesmo assim a sujidade ficar impregnada, é recomendável utilizar algum tipo de sabonete macio, como por exemplo, o sabonete que utiliza habitualmente para lavar as mãos.

2. Os filtros do ar condicionado são muito delicados, por isso, para os limpar nunca deveríamos utilizar produtos abrasivos porque podem estragar os materiais que os compõem, podendo até mesmo fazer com que já não sirvam. Também não convém utilizar escovas duras para evitar a possibilidade de desfiar o tecido, produzindo buracos e diminuindo a capacidade de filtragem.

3. Para desinfetar os filtros e eliminar qualquer resto de micróbios, evitando assim que através dos filtros se criem maus cheiros e possam espalhar-se por todo o lado, aconselhamos-lhe que pulverize as superfícies com o Spray Multiusos Sanytol. Aplique-o abundantemente diretamente sobre os filtros para ficarem bem empapados. O poder desinfetante do Sanytol vai atuar eliminando 99,9% dos micróbios que possam existir nos filtros e, ao não conter lixívia, é muito cuidadoso para com o material delicado com o qual estão feitos os filtros.

4. Uma vez passados 15 minutos, o produto terá atuado e é preciso aclará-lo abundantemente com água. Posteriormente, é preciso deixá-lo secar durante umas horas.

5. Quando os filtros já estiverem secos, pode voltar a colocá-los.