Como limpar o frigorífico

Apesar de não vermos, os frigoríficos podem estar muito sujos, devido às bactérias que estão presentes nos alimentos crus. As mais comuns são a listeria, a pseudomona aeruginosa ou as enterobactérias, habituais em 5% dos frigoríficos.

Além disso, podemos ter a presença de fungos nas gavetas e borrachas, por isso, é muito importante manter o frigorífico sempre limpo e desinfetado (limpá-lo pelo menos de 3 em 3 meses) para diminuir a presença destas bactérias e evitar que estas passem para os alimentos, e destes para o nosso organismo. Este hábito também diminuirá a presença dos maus cheiros.

8 passos para limpar o frigorífico

  1. Desligue o frigorífico da corrente. Deve limpá-lo com as portas abertas, pois se o limpa ligado à corrente isto pode significar um excesso de consumo de energia desnecessário.
  2. Retire os alimentos. Faça a limpeza e a desinfeção quando tenha poucos alimentos no frigorífico. Esvazie o conteúdo do frigorífico para assim poder trabalhar melhor sobre toda a superfície do interior, sem contacto com os alimentos.
  3. Desmonte as prateleiras. Retire do interior do frigorífico todos os elementos que sejam desmontáveis para poder aceder melhor a cada canto.
  4. Utilize Sanytol Spray Multiusos aplicando-o diretamente sobre as paredes do frigorífico. É importante que chegue a cada canto do frigorífico, aplicando-o também na porta e nas borrachas. Espalhe-o com um pano limpo e húmido, deixe-o atuar durante 15 minutos e depois aclare. Este produto desinfeta sem lixívia, sendo ideal para superfícies que vão estar em contacto com alimentos.
  1. Aplique também o Spray Sanytol nas prateleiras, repetindo o mesmo processo. Certifique-se que não ficam restos de produto, aclarando-o com um pano limpo e húmido, ou com água corrente debaixo da torneira.
  2. Lave as junções das portas. Não se esqueça de realizar uma correta limpeza das junções da porta do frigorífico, dado que aqui é onde se acumula mais sujidade e também podem formar-se fungos com a humidade. Limpe-o a fundo utilizando, se lhe fizer falta e o ajudar, uma escova de dentes para aceder aos cantos mais difíceis.
  3. Limpe o exterior. O nosso frigorífico não deve estar limpo só por dentro, também é importante limpá-lo por fora. Desinfete a pega ou a zona onde se abre. É muito importante que limpe bem a parte de trás do frigorífico, pois um excesso de sujidade nesta parte pode danificar o aparelho e deteriorar o seu funcionamento.
  4. Colocar as prateleiras. Uma vez tenha desinfetado todo o frigorífico, já pode voltar a colocar as prateleiras e novamente os alimentos.

Com estes simples passos vai saber como limpar o seu frigorífico e poderá mantê-lo limpo e desinfetado, protegendo assim os seus alimentos dos microrganismos que podem aparecer neste através dos alimentos.