Como é que tiramos o mau cheiro do frigorífico?

O frigorífico acumula quantidades de resíduos de comida que podem encher-se de microrganismos já que, apesar do frio diminuir a atividade destes microrganismos, a refrigeração não implica a sua eliminação e alguns deles podem sobreviver e inclusivamente crescer, tal como os fungos e algumas bactérias, e deitar mau cheiro. Inclusive, podemos encontrar facilmente humidade nas junções do frigorífico, um espaço húmido e escuro, que temos de eliminar a tempo para que não se continue a multiplicar.

O que é que podemos fazer quando o frigorífico cheira mal?

Em primeiro lugar, desligue-o. Esvazie-o e tire os alimentos que não vá consumir ou que estejam estragados.

Deve fazer uma limpeza em profundidade em cada prateleira e compartimento. Utilizar um desinfetante que não danifique os materiais, como por exemplo, o Limpador Desinfetante Multiusos – Eucalipto. Simplesmente, deve pulverizar a superfície e passados uns minutos aclarar a zona ao ser um espaço que está em contacto com os alimentos. Desta forma, vai eliminar 99,9% de bactérias e fungos.

Se o mau cheiro provém do exterior do frigorífico, é possível que exista uma fuga de água dos tubos ou um excesso de água no condensador, que se encontra debaixo do frigorífico, que pode concentrar bactérias ou fazer com que a humidade cresça.

Tire a bandeja do condensador que está debaixo do frigorífico e enxague a sujidade e o bolor. Depois, esfregue bem toda a superfície com Sanytol e deixe secar.

Assim, eliminamos qualquer rasto de maus cheiros, graças a uma desinfeção profunda, mas devemos evitar que volte a aparecer um mau cheiro. A melhor forma é conservar os alimentos em recipientes fechados ou envolvê-los em película aderente transparente e, sobretudo, fazerlimpezas periódicas do eletrodoméstico.

É fundamental mantermos o nosso frigorífico com medidas de higiene ótimas, dado que se calcula que 50% das intoxicações alimentares domésticas são devido às incorretas medidas de higiene na cozinha.

Comprovará que manter o seu frigorífico limpo é muito mais fácil daquilo que pensava.