Como desinfetar corretamente a cozinha?

A cozinha é um espaço que requer uma limpeza profunda, pois é aqui que se manipulam, preparam e conservam alimentos e é onde se acumulam o vapor, a humidade e o calor.

Todas estas características fazem com que a cozinha seja um lugar propício à propagação de bactérias e micróbios.

Onde é que nos devemos empenhar mais quando formos limpar?

Os panos e as esponjas, que são os elementos mais utilizados para limpar os pratos e as bancadas são, na verdade, o lugar onde se acumulam mais micróbios. Se não os desinfetarmos devidamente, à medida que os vamos utilizando, podem ser um lugar privilegiado para o crescimento de micróbios. O cheiro das esponjas e dos panos é causado, precisamente, pela presença de bactérias.

As tábuas de cortar são um foco importante de bactérias. Devem limpar-se em profundidade depois de cortar a carne crua e, assim, evitar a contaminação cruzada de alimentos. O ideal é utilizar tábuas diferentes para cortar os vários tipos de alimentos: uma para as carnes, outra para os legumes e verduras, etc., e diferenciar também entre alimentos crus e cozinhados.

Quando formos limpar a cozinha, podemos ter em conta uma rotina de desinfeção criada pelo microbiólogo Charles Gerba, na qual se distinguem as áreas mais contaminadas e que precisam ser desinfetadas diariamente, e outras que precisam mais esporadicamente de ser desinfetadas:

  • A desinfetar diariamente:
    • Esponjas e panos de cozinha
    • Tábua de cortar
    • Pia e ralo
  • A desinfetar três vezes por semana:
    • Bancada
  • A desinfetar semanalmente:
    • Chão da cozinha

Devemos ter em especial consideração os eletrodomésticos, sobretudo aqueles que mantêm um contacto direto com os alimentos, como por exemplo, o frigorífico. No entanto, não nos devemos esquecer dos pequenos eletrodomésticos, tais como a máquina de café, onde o seu depósito se torna um lugar ideal para o crescimento de bactérias e fungos, devido às circunstâncias de humidade e escuridão que alberga.

Para limpar em profundidade a cozinha e desinfetar de uma forma rápida e segura não é suficiente utilizar detergente e água, porque assim não eliminamos todos os micróbios. O Spray de Cozinha Sanytol ajuda-o a eliminar sem esforço a gordura e a sujidade, ao mesmo tempo que desinfeta em profundidade para lhe facilitar a tarefa de limpeza. Não contém lixívia, não danifica as superfícies e elimina 99’9% dos micróbios, tais como a Listeria, a Salmonella ou a E-coli que podem provocar infeções gastrointestinais.