Porque é que os nossos pés cheiram mal?

O mau odor dos pés é um problema que sofrem muitas pessoas e que em muitos casos não é fácil de resolver.

A seguir, explicamos-lhe qual o motivo do mau odor dos pés e como resolver o problema o quanto antes possível.

Em primeiro lugar, é importante que saiba que nos nossos pés há mais de 250.000 glândulas sudoríparas e, por isso, é normal que estes de vez em quando possam cheirar mal.

O mau odor dos pés deve-se à presença e à atividade de bactérias e fungos. As bactérias na superfície da pele decompõem a transpiração e alimentam-se das células da pele morta e das gorduras próprias da pele, produzindo como resultado deste metabolismo o mau odor dos pés.

O mau odor aumenta quando existe um excesso de transpiração, mas isto nem sempre se deve à falta de higiene, de qualquer forma, reforçar as medidas de higiene quando nos estamos a limpar pode ajudar bastante a controlá-lo.

Indicamos-lhe as causas que produzem excesso de transpiração:

  • Infeções por fungos e bactérias nos pés. É uma das causas do mau cheiro que mais devemos ter em consideração. Neste caso, é importante tratarmos a infeção o mais rapidamente possível.
  • HCausas hormonais. Ocorrem, sobretudo, durante a adolescência e na puberdade, apesar de podermos ao longo da vida depararmo-nos com esta causa. As mudanças contínuas no nosso corpo fazem com que se produzam resíduos que são expulsos através das glândulas sudoríparas e é por esta razão que pode aparecer o mau cheiro.
  • Stress ou ansiedade. As alterações no nosso estado de ânimo criam uma libertação de hormonas que estimulam as glândulas que provocam a transpiração e, portanto, potenciam-no.
  • Alimentação. Há alimentos que quando se decompõem fazem com que apareçam umas moléculas chamadas odoríferas, que se eliminam através da transpiração e potenciam o mau cheiro. Alimentos deste tipo podem ser as especiarias, o café, o picante, a cebola ou o alho.
  • Tratamentos farmacológicos. Alguns deles têm como efeitos secundários a transpiração.
  • Uso de calçado inadequado. Muitos tipos de calçado não favorecem a transpiração do pé devido aos seus materiais sintéticos.

Conselhos para controlar o mau cheiro:

  1. Lavar os pés diariamente e secá-los muito bem.
  2. Mudar diariamente de meias e se for preciso, porque se transpira muito, mudá-las mais de uma vez.
  3. Utilizar dentro do calçado pós absorventes para evitar o excesso de humidade.
  4. Desinfetar o calçado para eliminar as bactérias que se acumulam nele e que criam mau cheiro persistente se não se eliminam.

Se os seus pés cheiram mal e, por isso, também o seu calçado cheira mal, é importante desinfetá-lo, pois as bactérias no calçado são aquelas que produzem o mau odor. Para combater o problema de raiz e eliminar as bactérias que provocam o mau odor, utilize o Aerossol Desinfetante de Calçado Sanytol. Trata-se de um produto exclusivo para o interior do calçado que atua intensamente na raiz do problema, conseguindo assim eliminar o mau odor dos sapatos. É muito eficaz contra determinadas bactérias, tais como a staphylococcus epidermidis e outros vírus e fungos, como por exemplo, o pé de atleta ou a tinha do pé.