Como limpar e desinfetar a banheira?

A casa de banho é dos compartimentos de casa que tem mais micróbios e onde devemos empenhar-nos ao máximo quando o formos limpar e desinfetar.

A casa de banho é um lugar ideal para que alguns tipos de fungos e bactérias possam desenvolver-se e sejam um problema para a saúde humana, como por exemplo, bactérias tais como a Staphylococcus, vírus respiratórios e fungos. Isto acontece devido aos níveis de humidade e de temperatura que costumam existir neste compartimento e também porque é uma zona habitual de nutrientes residuais. Outros microrganismos que crescem utilizando a humidade, tais como a Legionella ou a Pseudomonas, têm maior possibilidade de crescer na casa de banho que noutras zonas secas da casa e muitos destes organismos serão transmitidos através do contacto direto com as mãos.

Nas banheiras cria-se, normalmente, uma película chamada biofilm, muito usual nas torneiras, nos ralos, nas junções dos azulejos e inclusive nos copos das escovas de dentes. Esta capa forma-se com bactérias que se juntam entre elas e criam uma matriz adesiva e protetora.

Acabar com este biofilm que se costuma criar nas banheiras é importante e requer dois passos:

  1. Esfregar a banheira com um esfregão.
  2. Desinfetar e eliminar os restos com a ajuda de Sanytol Banhos. A vantagem deste produto é que, graças à sua fórmula, poderá limpar e desinfetar ao mesmo tempo, eliminando 99,9% dos micróbios.

Com este desinfetante, pode assegurar a correta eliminação de bactérias e fungos, tais como aqueles que propiciam o aparecimento da humidade, assim como eliminar sem esforço o calcário. Recomenda-se limpar o silicone da banheira e as junções dos azulejos com cuidado para que a desinfeção seja mais eficaz.

Para prevenir todas as possíveis infeções, é aconselhável limpar a banheira com Sanytol de 2 em 2 dias ou de 3 em 3, ou mais frequentemente no caso de viverem em casa pessoas de idade ou crianças.