Como eliminar os micróbios do animal de estimação

Se tivermos um animal de estimação em casa, não nos devemos esquecer que os animais domésticos têm os seus próprios microrganismos, tal como os humanos. Muitos destes microrganismos não causam nenhum dano ao animal, mas alguns podem provocar infeções leves, mesmo que o animal não mostre sinais evidentes, e inclusive podem chegar a transmitir-se aos humanos criando infeções. Este tipo de doenças denomina-se zoonose.

Para que os micróbios do seu animal de estimação não se transmitam ao resto dos habitantes da casa, é suficiente seguir uma rotina de limpeza e desinfeção da casa. Damos-lhe 7 conselhos básicos para evitar o contágio destes micróbios aos outros membros da casa.

7 conselhos para evitar a transferência dos micróbios do animal de estimação:

  1. Tenha em dia o controlo veterinário do seu animal de estimação Pela sua própria saúde e pela dos outros membros da família. Controlar as bactérias e os microrganismos que possam habitar no seu animal, sobretudo nos cães e gatos que passam a maior parte do dia na rua, é muito importante.
  2. Lave as mãos depois de tocar no seu animal de estimação. Evite tocar no nariz ou nos olhos com as mãos sem primeiro as lavar.
  3. Limpe o seu animal quando chegar com ele da rua. Não é preciso uma limpeza profunda, simplesmente lave-lhe as patas, na medida do possível, com toalhetes húmidos ou seque-o se vem molhado da rua.
  4. Evite que esteja em zonas da casa, como por exemplo, a cozinha Aqui é onde se preparam os alimentos e onde mais cuidadosos devemos ser para evitarmos a propagação de micróbios.
  5. Coloque num lugar afastado o seu comedouro e o sítio onde ele faz as necessidades. Isto vai evitar que as bactérias passem deste lugar para zonas de estar do resto dos membros da família.
  6. Se vem de estar com o seu animal de estimação, lave as mãos em profundidade antes de cozinhar ou de tocar as crianças da casa.
  7. Utilize produtos desinfetantes quando for limpar. Não recorra a produtos que possam ser tóxicos para o seu animal. A gama Sanytol não contém lixívia e torna-se o produto ideal para casas com cães, gatos ou outros animais de estimação. O desinfetante Pavimentos & Superfícies/strong> vai ajudá-lo a manter afastados os micróbios que se acumulam no chão de casa, nas casotas dos animais ou nos espaços reservados para brincar. Além disso, este produto não estimula a urina, desodoriza e deixa um aroma agradável. Portanto, torna-se o melhor produto para limpar o chão das casas que têm cães ou outros animais de estimação.

É muito importante que tenha em consideração estes conselhos, sobretudo nos casos em que convivam na mesma casa bebés e animais de estimação, sendo a desinfeção um aspeto a ter bastante em conta.