A limpeza e uma desinfeção adequada da casa são vitais para eliminar os germes que trazemos da rua e que podem ficar impregnados em superfícies e objetos por várias horas ou dias.
Para diminuir a propagação da pandemia causada pela COVID-19, além de seguir todas as instruções emitidas pelas autoridades, é aconselhável tomar cuidados extras de higiene e desinfeção em casa.
Mas sabe quais são os “pontos quentes” da casa onde é mais fácil os germes alojarem-se?
As principais fontes de infeção em casa são os locais que mais utilizamos, principalmente a casa de banho, a cozinha e a sala de estar. Além destas três áreas, deve ser dada especial atenção aos seguintes 6 “pontos quentes” da casa, que devem ser desinfetados regularmente com um produto adequado para a superfície e o material:
- Maçanetas, corrimãos e grades
- Torneiras de casa de banho e cozinha
- Tampos de cozinha
- Interruptores
- Dispositivos eletrónicos: comando TV, telemóveis, tablets, etc.
- Espaços de trabalho partilhados: computadores, teclado, rato, etc.
Também é aconselhável ter alguns cuidados ao chegar em casa. Assim que chegar, é importante lavar bem as mãos e deixar os sapatos no corredor, para que o chão não se transforme em mais um elemento de contágio. As pessoas que têm cães em casa, depois ed os irem passear devem desinfetar os acessórios utilizados (trela, coleira, arnês, etc.) e limpar bem as patas, cauda e focinho com lenços humedecidos ou água e sabonete para animais de estimação.