
Como limpar e desinfetar corretamente a casa de banho para prevenir o contágio pelo coronavírus
Como medidas de prevenção para ajudar a evitar a propagação e o contágio pelo coronavírus, os organismos oficiais recomendam à população reforçar a higiene pessoal e a limpeza e desinfeção da casa.
A casa de banho é uma das divisões onde se concentram mais germes -o ambiente cálido e a humidade propiciam o aparecimento e o desenvolvimento de bactérias e vírus-, por isso deve limpá-la e desinfetá-la regularmente para evitar a transmissão de doenças infeciosas na sua casa. Durante estas semanas, é aconselhável modificar alguns hábitos e desinfetar diariamente as superfícies de maior contacto, para ajudar a prevenir o contágio da COVID-19 entre os membros da família.
Recomendações para desinfetar a casa de banho durante a pandemia do coronavírus
A primeira recomendação básica é que a pessoa que se encarregue da limpeza deve estar saudável, isto é, não apresentar nenhum sintoma de
COVID-19. Para evitar entrar em contacto direto com as bactérias e vírus, utilize luvas durante a limpeza.
Lembre-se, igualmente, que ao finalizar deve limpar as mãos com água e sabão ou então com um gel desinfetante hidroalcoólico.
Quanto à casa de banho,recomenda-se primeiro limpar com água e sabão ou com um produto de limpeza comum e depois desinfetar com lixívia ou então com um produto desinfetante, como Sanytol Desinfetante Banhos.
Estes são todos os elementos da casa de banho que deve desinfetar diariamente:
- Maçanetas e puxadores das portas, janelas, gavetas e armários
- Lavatórios e torneiras
- Manípulos do autoclismo e a tampa
- Interruptores e botões
- Bidé
- Sanita: recomenda-se utilizar um pano exclusivo para a sua limpeza. Depois da desinfeção, colocar diretamente o pano na máquina de lavar para evitar que entre em contacto com outras superfícies.
Do mesmo modo,outras recomendações úteis que pode seguir quanto à sua casa de banho são:
- Separe as escovas de dentes em diferentes recipientes, para evitar que se toquem entre si.
- Utilize uma toalha exclusiva para cada membro da família, isto é, evite partilhá-las. Substitua uma vez por semana e ponha-as a lavar num programa de 60º com o detergente habitual ou então use um desinfetante roupa.
- Não partilhe esponjas e/ou luvas de banho e deixe-as secar a alguma distância, para evitar que estejam em contacto.
- Lave o chão com um produto desinfetante sem lixívia, como Sanytol Pavimentos e Superfícies, para eliminar os germes, bactérias e vírus.
No caso de um dos membros da família apresentar sintomas de COVID-19, ter contraído a doença ou estar em quarentena por ter estado em contacto com um caso positivo, as medidas de limpeza e desinfeção devem ser mais estritas.
Conselhos gerais para evitar a proliferação de bactérias, germes e vírus na casa de banho
Por último, lembre-se que no seu dia-a-dia pode seguir os seguintesconselhos para minimizar a proliferação de germes e bactérias na casa de banho:
- Elimine a humidade do chão e das paredes da casa de banho, especialmente nas esquinas, já que a acumulação de humidade propicia a aparecimento de bactérias ou fungos como o bolor.
- Seque as superfícies onde se acumula mais água como, por exemplo, o lavatório ou o duche. Deve eliminar também restos de sabão, cremes ou óleos corporais.
- Ventile a casa de banho, sempre que seja possível, para retirar a humidade.
- Mantenha as toalhas, esponjas e luvas de banho tão secas quanto possível: depois da sua utilização, pode deixá-las estendidas para que se sequem.
- Retire a água retida dentro do recipiente da escova de dentes e seque também o dispensador de sabão para que não se acumulem os germes.
- Depois do duche, retire o tapete e deixe a secar. É aconselhável lavar o tapete uma vez por semana num programa de lavagem de 60º com o detergente habitual ou com um desinfetante roupa.