Como desinfeto a zona de trabalho e os dispositivos eletrónicos?
Partilhe esta dica:

Como desinfeto a zona de trabalho e os dispositivos eletrónicos?

É importante limpar e desinfetar diariamente a zona de trabalho, especialmente se partilha o espaço com outras pessoas, para eliminar os germes, bactérias e vírus que possam ter ficado depositados nas superfícies e objetos. Da mesma forma, também se devem desinfetar aqueles dispositivos eletrónicos em que tocamos com maior frequência, como tablets, computadores, telemóveis…

Ainda que não partilhe este espaço com outros membros, é aconselhável que mantenha uma rotina de limpeza e desinfete os dispositivos eletrónicos, que são um dos pontos mais críticos da casa.

Guia para limpar e desinfetar a zona de trabalho e os dispositivos eletrónicos

 

Para limpar e desinfetar a zona de trabalho recomenda-se utilizar panos de limpeza, podendo ser de microfibra -tente evitar esfregões que possam riscar as superfícies- e um produto desinfetante não abrasivo, isto é, sem lixívia.

Antes de limpar, deve desligar os dispositivos da corrente, retirar as pilhas ou baterias extraíveis e esperar uns minutos para arrefecerem. Caso tenha alguma dúvida sobre como levar a cabo a limpeza de algum dos dispositivos, opte por consultar o manual do fabricante.

Seguidamente, explicamos-lhe como deve desinfetar as superfícies, objetos e dispositivos de zona de trabalho:

  • Secretária: limpe a mesa com um pano húmido e um produto desinfetante como, por exemplo, Sanytol Desinfetante Multiusos. Pulverize diretamente sobre a superfície a uma distância de 20cm e aplique com um pano limpo e húmido.
  • Cadeira: para limpar e desinfetar a cadeira deve ter em conta o material de que é fabricada. No caso de tratar-se de uma cadeira de pele, pode utilizar um pano com o produto desinfetante. No entanto, se é de tecido, é melhor optar por água e sabão ou um desinfetante específico como o Sanytol Têxtil. Deve prestar especial atenção às zonas onde se apoiam os braços e a cabeça, já que são as superfícies de maior contacto.
  • Telemóvel ou tablet: sabia que um smartphone pode chegar a ter até trinta vezes mais bactérias que a tampa de uma sanita? Por isso, é de vital importância que o desinfetemos diariamente com um pano humedecido e um produto de limpeza desinfetante. Pulverize sobre um pano limpo e ligeiramente húmido, nunca diretamente sobre os dispositivos. Também pode usar uma toalhita desinfetante, como Sanytol Toalhitas Multiusos.

Evite que os líquidos entrem em contacto com qualquer orifício como o dos auscultadores, o carregador ou o dos altifalantes. Para a câmara do telemóvel, o melhor é usar um pano de microfibra específico para lentes. Quanto às capas do telemóvel ou tablet, pode limpá-las com uma toalhita multiusos ou então com água e sabão.  

Da mesma forma, como medida de prevenção, evite levar o telemóvel ou tablet para a casa de banho, lave as mãos antes de utilizá-lo ou opte pelo assistente de voz para não estar a tocar constantemente no ecrã.                                

  • Computador: deve limpar e desinfetar aquelas zonas em que toca com maior frequência como, por exemplo, o botão de arranque. Tenha cuidado com as entradas como, por exemplo, as de USB.
  • Teclado: para limpar o espaço entre as teclas pode utilizar uma escova de dentes previamente humedecida com o produto desinfetante. Para a superfície do teclado, recomendamos passar um pano humedecido ou então uma toalhita multiusos desinfetante.
  • Rato: deve incidir mais nas zonas que estão em contacto com as nossas mãos e dedos. Se utilizar tapete para apoiar o rato, também é conveniente passar um pano com produto desinfetante.
  • Monitor: limpe a zona externa -extremidades e botões-. Para o ecrã, pode passar um pano seco com um produto específico para essa superfície.
  • Auscultadores: se é dos que ouve música com auscultadores enquanto trabalha, também é fundamental que os desinfete. Utilize um pano de microfibra com desinfetante. Se forem auriculares limpe só a parte externa e para eliminar a sujidade acumulada na parte interna utilize uma escova de dentes.
  • Dispositivos USB (pen drives, discos rígidos…) e carregadores: use um pano húmido sem tocar na parte metálica.
  • Pulseiras de atividade e relógios inteligentes: se forem resistentes à água pode limpá-los com água e sabão.

Da mesma forma, como medida preventiva, lembre-se de que uma vez finalizada a limpeza e desinfeção da zona de trabalho e dos dispositivos móveis deve lavar as mãos com água e sabão ou gel desinfetante hidroalcoólico.

Como podemos melhorar a nossa rotina de teletrabalho?

Além de manter a zona de trabalho limpa e desinfetada, também é essencial a organização, tanto do local de trabalho como a pessoal, para poder ser mais eficiente e reduzir o stress. Para o caso de não estar habituado a trabalhar a partir de casa e de não saber por onde começar, damos-lhe alguns conselhos que o ajudarão a que as jornadas de trabalho sejam mais leves.

  • Defina um horário: estabeleça a hora de início e de fim da jornada de trabalho, tal como as pausas para poder manter a concentração e produtividade. Na medida do possível, tente adaptar o horário às suas necessidades familiares.
  • Arranje-se todas manhãs: mantenha o hábito de tomar banho e vestir-se antes de começar a trabalhar.
  • Habilite uma zona de trabalho adequada: se for possível utilize uma divisão isolada com iluminação adequada e uma cadeira cómoda. A mesa de trabalho deve ser ampla e dispor do material necessário para trabalhar.
  • Mantenha o contacto diário com os seus colegas de trabalho