Como desinfetar a área de trabalho e os dispositivos eletrónicos?

É importante limpar e desinfetar diariamente a área de trabalho, especialmente se o espaço for partilhado com outras pessoas, para eliminar germes, bactérias e vírus que possam ficar em superfícies e objetos. Devemos também desinfetar os dispositivos eletrónicos nos quais tocamos com mais frequência, como tablets, computadores, telemóveis, etc.

Mesmo que não partilhe este espaço com outros pessoas, é aconselhável que mantenha uma rotina de limpeza e desinfeção de dispositivos eletrónicos, que são um dos pontos quentes da casa

Guia para a limpeza e desinfeção da área de trabalho e dos dispositivos eletrónicos?

Para limpar e desinfetar a área de trabalho, é recomendável utilizar panos ou panos de microfibra – evite esfregões que podem riscar as superfícies – e um produto desinfetante não abrasivo, ou seja, sem lixívia.

Antes de limpar, é necessário desligar e desconectar os aparelhos, retirar as baterias e aguardar alguns minutos para que arrefeçam. Se tiver alguma dúvida sobre como limpar qualquer um dos dispositivos, deve consultar o manual do fabricante.

Agora vamos explicar como deve desinfetar superfícies, objetos e dispositivos na área de trabalho:

  • Secretária: limpar com um pano húmido e um produto desinfetante, tipo o Sanytol Desinfetante Multiusos. Pulverizar diretamente na superfície a uma distância de 20cm e espalhar com pano limpo e húmido.
  • Cadeira: para limpar e desinfetar a cadeira deve ter em consideração o material com que é feita. Em cadeiras de pele, pode usar um pano com o produto desinfetante. Porém, se for de tecido, é melhor optar por água e sabão ou por um desinfetante específico como o Desinfetante de Roupa. Deve ter especial atenção aos apoios dos braços e cabeça, pois são as superfícies de maior contacto.
  • Telemóvel ou tablet: sabia que um telemóvel pode ter até trinta vezes mais bactérias do que uma tampa de sanita? Portanto, é de vital importância que o desinfetemos todos os dias com um pano húmido e um limpador desinfetante. Pulverize sobre um pano limpo e ligeiramente húmido, nunca diretamente sobre os aparelhos. Também pode usar uma toalhita desinfetante, como as Toalhitas Desinfetantes Multiusos Sanytol.
    Evite que líquidos entrem em contato com qualquer abertura, como as do auriculares, carregador ou altifalante. Para a câmara do equipamento, é melhor usar um pano de microfibra específico para lentes e para a capa do telemóvel ou tablet pode limpá-la com um pano multiusos ou com água e sabão.
    Além disto, como medida preventiva, evite levar o telemóvel ou tablet para a casa de banho, lave as mãos antes de os usar ou use o assistente de voz para evitar tocar constantemente na ecrã.
  • Computador: deve limpar e desinfetar as áreas em que toca com mais frequência, como o botão de ligar e desligar. Tenha cuidado com as portas de conexão como as USB.
    • Teclado: limpe o espaço entre as teclas com uma escova de dentes previamente humedecida com produto desinfetante. Para a superfície, recomendamos que você limpe o teclado com um pano húmido ou com uma toalhita desinfetante multiusos.
    • Rato: deve insistir nas áreas em contacto com as mãos e dedos. Se usar um tapete de rato, também é aconselhável limpá-lo com um desinfetante.
    • Monitor: limpe a área externa, bordas e botões. Para o ecrã, pode limpá-lo com um pano seco com produto específico para este tipo de superfície.
  • Auscultadores e Auriculares: Se costuma ouvir música com auscultadores enquanto trabalha, também é essencial desinfetá-los. Use um pano de microfibra com desinfetante. Se forem auriculares, limpe apenas a parte externa e remova a sujidade acumulada no interior com uma escova de dentes.
  • Dispositivos USB (pen drives, discos rígidos, etc.) e carregadores: use um pano húmido sem tocar na parte metálica.
  • Pulseiras de atividade e smartwatches: se forem à prova de água, pode limpar com água e sabão.

Além disto, como medida preventiva, lembre-se que após limpar e desinfetar a área de trabalho e dispositivos móveis, deve lavar as mãos com água e sabão ou gel desinfetante hidroalcoólico.

Como podemos melhorar nossa rotina de teletrabalho?

Além de manter a área de trabalho limpa e higienizada, devemos continuar a ser organizados e a manter a área de trabalho também organizada de maneira a sermos mais eficientes e a reduzir o stress. Se não habituado a trabalhar em casa e não sabe por onde começar, damos algumas dicas para ajudar a tornar o horário de trabalho mais suportável.

  • Defina um horário: defina a hora de início e fim do dia de trabalho, bem como intervalos para manter a concentração e a produtividade. Tente adaptar o horário às necessidades da sua família, tanto quanto possível.
  • Vista-se todas as manhãs: adquira o hábito de vestir-se e arrumar-se antes de começar a trabalhar.
  • Prepare uma área de trabalho adequada: se possível, use uma sala isolada com iluminação adequada e uma cadeira confortável. A mesa de trabalho deve ser ampla e ter o material necessário para o trabalho.
  • Mantenha contacto diário com seus colegas de trabalho.